Hoje será um dia que marcará a trajetória politica da UJS capixaba. Pois mesmo a forte chuva não impediu que acontecesse a plenária de uma das organizações políticas mais expressivas da juventude brasileira, a UJS, que é hoje uma das instituições de defesa do socialismo mais importante da América latina.
A atividade contou com a presença de Monique Lemos, secretária nacional de organização, que apontou a necessidade de uma ampla reforma no sistema educacional brasileiro. Segundo Monique a escola que temos atualmente “ é arcaica, a mesma escola velha e feia dos nossos pais e nossos avós. É uma escola que além de não preparar para a universidade, não prepara também para o mercado de trabalho, cabe a UJS lutar para mudar essa realidade”
Contribuiu também com o debate o Secretário Nacional de juventude Júlio Veloso, que apontou os desafios da construção de um projeto progressista para o Brasil, tendo em vista o contexto mundial dessa que sinaliza ser uma das piores crises do sistema capitalista, em sua mais avançada fase, o imperialismo.
A plenária da UJS elegeu sua nova executiva, e fez modificações na direção, que segundo a Presidente Sara Cavalcanti, já tem como principal tarefa a construção de uma ampla bancada para o congresso da UBES. “O congresso da UBES é a oportunidade que temos para sentir qual é a principal bandeira que norteará a gestão da UESES, já que é através desse congresso que falaremos com centenas de estudantes”.
A plenária indicou também o candidato a presidente da UESES, o estudante do Instituto Federal de Educação (IFES) Marcos Paulo, como candidato no nosso movimento “tenho algo a dizer”. Marcos, que já é diretor da UBES, sinaliza para a necessidade de retomarmos as ruas em defesa da democracia e da qualidade nas escolas capixabas, bem como lutar pelo aumento de vagas nas escolas técnicas e universidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário