segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Direitos Humanos debaterá famílias alternativas e casamento civil entre homoafetivos

Reproduzindo a matéria da Rádio Câmara


A Comissão de Direitos Humanos da Câmara promove na próxima quinta-feira (29), o seminário "Famílias pela Igualdade".

O evento vai tratar de temas como as famílias alternativas e o casamento civil entre homoafetivos.

O deputado Jean Wyllys, do Psol do Rio de Janeiro, que propôs o seminário, explica que o objetivo é debater o direito de família e os desafios impostos pelas novas configurações familiares.

A experiência da Argentina, após um ano de aprovação da Lei do Matrimônio Igualitário, será o pano de fundo dos debates, segundo o deputado.

"Por isso o seminário terá a presença de autoridades argentinas, tanto do Executivo, como do Legislativo e do Judiciário argentino. Nosso vizinho aprovou a Lei do Matrimônio Igualitário garantindo o direito de família ao conjunto da população. Então, eles vêm falar da experiência argentina e de como o país cresceu não só do ponto de vista moral e espiritual, mas também economicamente, como foi positiva a aprovação do matrimônio igualitário no país".

No mesmo dia do seminário, será lançada a campanha "Famílias pela Igualdade", que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a questão por meio da exposição de fotografias, acompanhadas de depoimentos, de pais e mães de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais. 

Uma exposição dessas fotos também está à disposição no Espaço do Servidor, no Anexo 2 da Câmara dos Deputados.

Também na quinta-feira, dia do seminário, ocorre a pré-estréia do filme Elvis & Madona, do diretor Marcelo Laffitte, que aborda a vida de uma família constituída por um travesti e uma lésbica que se encontram e se apaixonam de forma inusitada. 

O diretor, a atriz Maitê Proença e o ator Igor Cotrim confirmaram presença e a exibição será às sete da noite no Museu da República, em Brasília.

Além de autoridades, parlamentares e entidades argentinas e brasileiras, foram convidadas para o evento as ministras das Iriny Lopes e Maria do Rosário, das secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o ministro do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto, o procurador Daniel Sarmento e representantes do movimento "Mães pela Igualdade".

O seminário "Famílias pela Igualdade" ocorre na próxima quinta-feira, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, a partir das nove da manhã. O evento é aberto ao público.

De Brasília, Geórgia Moraes. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário