quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PCdoB divulga sua opinião sobre a eleição da Mesa Diretora da ALES


PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL – PCDOB
COMITÊ ESTADUAL – ESPÍRITO SANTO

NOTA PÚBLICA SOBRE A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - ES

Renato Casagrande (PSB) foi eleito governador do Espírito Santo com a segunda maior votação proporcional do país.

As forças democráticas no Espírito Santo saíram vitoriosas do processo eleitoral de 2010, particularmente a esquerda. A aliança em torno de Casagrande elegeu 9 dos 10 Deputados Federais, 23 dos 30 Deputados Estaduais e os dois senadores.

O Espírito Santo experimenta um crescimento virtuoso, porém tardio. Tem desafios para se consolidar como um estado forte e socialmente justo. Tem a missão de reduzir desigualdades levando desenvolvimento econômico sustentável para todos os capixabas.

Sintonizado com as mudanças que vem ocorrendo no Brasil desde a eleição de Lula em 2002, o novo governo capixaba definiu dez eixos estratégicos, que são: Distribuição dos frutos do progresso;  Atenção integral à saúde; Integração logística; Produção do conhecimento, inovação e desenvolvimento; Melhoria da gestão pública e valorização do servidor; Inserção nacional; Prevenção e redução da criminalidade; Empregabilidade, participação e proteção social; Desenvolvimento da infraestrutura urbana e Desenvolvimento da educação, cultura, esporte e lazer.

Além dos eixos citados, ainda há grandes projetos importantes para os capixabas que o governo de PH não conseguiu colocar em andamento junto ao governo federal, como a duplicação da BR101, BR262, modernização, ampliação e dragagem dos portos, ampliação do aeroporto e os contratos pré-existentes do pré-sal.

São desafios que, necessariamente, precisa-se do envolvimento de toda a sociedade capixaba, do governo federal e dos poderes constituídos em nosso estado.

O PCDOB é um partido de 89 anos. Participamos da construção e eleição das candidaturas de Renato Casagrande e Dilma. Temos compromisso com as grandes transformações e lutamos por uma sociedade mais justa, sem exploração, sem pobreza, sem violência, sem guerras. Defendemos a paz, queremos o socialismo. Atualmente defendemos a redução da jornada de trabalho, 50% do fundo social do pré-sal para educação, reformas política, da mídia, agrária, educação, trabalhista e tributária. Nos julgamos em condições de opinar neste momento importante da história capixaba.

Neste cenário a nova Mesa da Assembléia Legislativa terá que se posicionar para contribuir com este novo Espírito Santo, não podendo ser um freio. Não cabe mais projetos individuais, autoritários, construídos de formas nebulosas e sem ouvir a sociedade.

Na opinião do PC do B a nova mesa diretora da Assembléia tem que estar alinhada com o desejo do povo capixaba. Tem de ser mais democrática, inovadora, respirar os novos ventos que elegeu Renato Casagrande.

A nova ALES precisa cumprir o seu papel fiscalizador e, ao mesmo tempo, ser um ambiente onde se debate os grandes temas, os grandes projetos, que ouça a voz da sociedade, dos trabalhadores, dos jovens, dos estudantes, das minorias. Uma Assembléia independente, aberta, vibrante, pujante e que seja parceira do novo governo nos desafios postos.

Opinamos pela eleição de uma MESA DIRETORA aliada das forças progressistas, que represente o novo, afinada com o processo democrático e com os eixos do novo Governo, que ouça a sociedade, os sindicatos e as entidades de classe, que tenha compromisso com as mudanças em nosso país e no Espírito Santo.

Vitória, 26 de janeiro de 2011.

 Comissão Política Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário