terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ajude a divulgar: "Grêmio Estudantil de Linhares lança manifesto em apoio a Dilma"




Favor ajudar a divulgar aos estudantes secundaristas capixabas o manifesto abaixo:


MANIFESTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL EM DEFESA DA CANDIDATURA DE DILMA ROUSSEF*

Nós, integrantes do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual (Linhares-ES), consideramos um retrocesso as propostas políticas de José Serra. Seu histórico como governante preocupa a todos os que se importam com os rumos que o sistema educacional pode tomar.

No governo Serra, a Universidade de São Paulo foi invadida por policiais armados com metralhadoras, atirando bombas de gás lacrimogêneo, para deter professores em greve. Em seu primeiro ato como governador, ele assinou decretos que revogavam a autonomia financeira e administrativa das Universidades estaduais paulistas; os salários dos professores da USP, Unicamp e Unesp vêm sendo achatados, mesmo com os recordes na arrecadação de impostos.

Sob administração de Serra, São Paulo foi o único Estado que não apresentou crescimento no exame do Ideb, índice que avalia o aprendizado dos níveis educacionais. Além disso, nos oito anos do governo FHC / Serra, nenhuma Escola Técnica Federal foi construída e as existentes arruinaram-se. As universidades públicas federais foram sucateadas ao ponto em que faltou dinheiro até mesmo para pagar as contas de luz, como foi o caso na UFRJ.

É esse candidato que arrasou a educação em São Paulo que quer se eleger presidente da República?

No governo Lula, as Escolas Técnicas Federais viraram Institutos Federais de Educação (Ifes) para que pudessem oferecer também cursos de graduação e pós-graduação. Foram criados 214 Ifes em todo o Brasil, abrindo mais de 20 mil vagas no ensino profissional. No Espírito Santo, os Ifes saltaram de 3 para 14 só no segundo mandato do governo Lula. Além disso, foram construídas 19 novas universidades federais, sem nos esquecer do Prouni, que beneficiou mais de 700 mil alunos carentes com bolsas integrais de acesso ao ensino superior.

Por tudo o que foi investido na educação no governo Lula, apoiamos a ideia da continuidade desse projeto de valorização da Educação. Apoiamos DILMA ROUSSEF para presidente.

Conclamamos todos os alunos a votar na proposta da continuidade. DILMA 13!


* Com base no manifesto dos professores da USP pela educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário