Conselho Nacional da Juventude mobiliza o senado e as redes sociais nesta terça-feira (06) pedindo agilidade na votação da PEC da Juventude, que está em pauta. UNE e UBES fazem parte do Conjuve e convocam o movimento estudantil a participar. O objetivo é que o maior número possível de twitteiros postem mensagens nos perfis dos senadores de seus estados em prol da PEC
“A emenda constitucional dá a segurança jurídica ao tema. E vai permitir o avanço das políticas juvenis”, explica Danilo Moreira, presidente do Conjuve. A diretora de relações institucionais da UNE e integrante da Comissão de Parlamento do Conjuve, Marcela Rodrigues, esclarece que se trata de um marco legal que dá base para a implantação de todas as políticas públicas de juventude no Brasil. “Temos que fazer uma pressão nos nossos senadores para que a pauta seja desobstruída e a PEC seja logo aprovada. O twitter a nosso ver é uma ferramenta excelente para reforçar esta mobilização”, afirmou.
Com o objetivo de pressionar os senadores para que seja votado ainda hoje a PEC da Juventude, o Conselho Nacional de Juventude está atuando em três frentes de ação:
Corpo-a-corpo com senadores
A partir das 14h de hoje um grupo de conselheiros vai percorrer os gabinetes do senado , em especial nas lideranças partidárias, apresentando o material que explica a PEC. “Vamos pedir que eles coloquem o projeto em votação ainda nesta terça-feira”, diz Moreira.
Redes sociais na jogada
No twitter a mobilização já começou. A ideia é mostrar a grande expectativa que existe no Brasil todo com relação à aprovação da PEC. Por isso, nada mais justo que a Juventude use o microblog para pessoalmente mostrar seu desejo aos parlamentares. Participe também desta mobilização virtual ! (Saiba como no final da página)
Personalidades apóiam a PEC
Diversas personalidades públicas já explicitaram seu apoio à PEC da Juventude, ampliando a popularização da campanha. Um exemplo é o integrante da banda “O Teatro Mágico”, Túlio Riva. Ele conversou com o EstudanteNet hoje e declarou: “a juventude no passado era vista como mais um segmento da população, outra faixa etária. Agora não, ela é maioria e tem voz, que norteia a sociedade”. Segundo ele, a aprovação da PEC é importante porque vai favorecer a juventude com políticas específicas. “Também vai motivar o jovem a entrar na política”, disse.
O que diz a PEC da juventude
O Projeto de Emenda Constitucional número 042/2008 regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude brasileira, inserindo o termo “jovem” no Capítulo VII da Constituição Federal, que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais, a exemplo do que já ocorre com as crianças, adolescentes e idosos.
Disponível em: http://www.une.org.br/
Participe também, poste no twitter a seguinte mensagem:
#PECdajuventudeJA! Caro senador @SENADOR, precisamos do seu apoio para priorizar a votação da #PECdaJuventude
Marcos Antonio Silva
Dirigente Estadual
UJS-ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário