sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Une e DCE do Centro Universitário Vila velha lançam núcleo de pesquisa em defesa da memória e da verdade




No seminário foi debatida a importância de organizar centros multidisciplinares de pesquisa sobre o período da ditadura
A União Nacional dos Estudantes (UNE), o Diretório Central dos Estudantes do Centro Universitário de Vila Velha, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo lançaram no último dia 17/08 o Núcleo de Pesquisa em Defesa da Memória e da Verdade. Mais de 400 estudantes participaram da atividade.
A mesa coordenada pela presidente do DCE Leônia Tozetti, contou com a presença do Secretário Estadual de Direitos Humanos e ex-diretor da UBES Perly Cipriano, preso e torturado no período da ditadura militar, a Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário de Vila Velha, Profª Olivia Ferdora, o Presidente da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo (UESES) André Lopes, o Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-ES Daniel Duarte, o Diretor de Direitos Humanos da UNE Pedro Teixeira e a Diretora de Cultura da UNE Maria das Neves.
O objetivo principal do núcleo é organizar centros multidisciplinares nas universidades com os estudantes que farão pesquisas e coleta de materiais relacionados ao período da ditadura no Estado como também contextualizá-la com o processo nacional e internacional. Irá também compor o Fórum Estadual pelo Direito a Verdade e a Memória dos Desaparecidos Políticos
Levando todos a cantar "Pra não dizer que não falei das flores”, Maria das Neves apresentou o Manifesto e convidou o estudante de Direito André Abreu que trouxe nas mãos a bandeira brasileira.
"É emocionante ver a rede do movimento estudantil indo além dos murros da Universidade, fomentar projetos como este é resgatar a memória do nosso povo, é fazer o Brasil se encontrar com seu passado é lutar pelo direito incondicional que as futuras gerações têm ao direito a verdade”, diz a diretora.
LEIA ABAIXO O MANIFESTO DE FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA EM DEFESA DA MEMÓRIA E DA VERDADE HONESTINO GUIMARÃES

O DCE do Centro Universitário de Vila Velha em parceria com a OAB-ES, a UNE, o GRB e a Secretaria Estadual dos Direitos Humanos no mês em que se comemora o Dia do Estudante homenageiam todos aqueles que tombaram em defesa da democracia e da liberdade criando o núcleo de pesquisa em defesa da memória e da verdade que levará o nome do presidente de honra da UNE "Honestino Guimarães", desaparecido político (preso e torturado).
A maior contribuição que podemos dar as futuras gerações é a memória. Fazer com que o Brasil se encontre com seu passado, que as famílias que perderam precocemente seus filhos possam ver nas páginas oficiais da história brasileira que a morte de seus entes queridos não foi em vão.
Pela imediata abertura dos arquivos da ditadura militar! Para que ninguém esqueça, para que nunca mais aconteça!
Espírito Santo, 17 de Agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário