Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros. Che Guevara
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Hoje é o Dia do Estudante
Hoje, 11 de agosto, é o Dia do Estudante e a data assume um novo caráter. É dia de relembrar todas as conquistas dos estudantes e pôr em discução os novos papeis do estudante, da escola e da sociedade no momento político e social que vivemos. 2010 é ano de eleição, mas muito mais que isso, é o ano em que o Brasil decide se retrocede ou se continua avançando. Muitas conquistas foram alcançadas a partir de 2003 com a eleição, em 2002, de governos mais voltados para o povo tanto presidência da republica como na maioria dos estados: Garantimos o fim da “DRU”; conquistamos o passe-estudantil em todas as capitais; derrubamos o decreto 2208/97 e avançamos rumo à expansão e democratização da Rede IF’s; garantimos a aprovação do fundo social do pré-sal no senado e na câmara federal, este último se sancionado pelo presidente será a garantia de que pela primeira vez desde a sua colonização uma riqueza brasileira será dividida de forma mais justa em todo o país. Por isso, nesse dia dos estudantes é momento de dizer que os estudantes de todo país querem mais avanços para o Brasil. Queremos a democratização da escola através da eleição direta para diretor em todas as escolas do país; queremos o fim do vestibular e sua substituição por um sistema de avaliação que leve em conta todo o histórico escolar do estudante; queremos o direito do estudante opinar na grade curricular que recebe, direcionando-a para sua futura área de formação; pela criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento das Escolas Técnicas; queremos, também, a destinação de 50% das vagas das escolas da rede IF para estudantes oriundos de escolas públicas.
Esse dia 11 de agosto é um dia que pode entrar para a história. É um dia dos estudantes em que os estudantes podem comemorar um país mais justo e menos voltado para os interesses do grande capital financeiro. Podemos comemorar mais acesso às Universidades Federais, mais qualidade a educação. E para que tudo isso não se perca é que nesse 11 de agosto dizemos que em 2010 vamos eleger a continuidade do governo Lula, vamos eleger a continuidade de um projeto que criou o Novo Enem, que criou o piso nacional para o salário do professor, e que tratou o movimento estudantil como um companheiro na luta por um Brasil melhor e para todos os brasileiros.
Parabéns a todos os estudantes do Brasil!
Marcos Paulo
Diretor da UBES
Diretor da UESES
(27) 9285.5898/9247.8730
twitter: marcos_ujs
www.afolhadajuventude.blogspot.com
Carta do 11º ENET: http://www.une.org.br/home3/enet_2010/m_17173.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário